segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Logotipo: fator chave na modernização

Existem certas mudanças que são muito significativas, mas passam despercebidas por muitos. Estou falando de um detalhe que é essencial e representa toda uma empresa: a logotipo. Enquanto a empresa vai se reestruturando e se modernizando, a logotipo deve igualmente se modernizar, pois ela é o ponto maior de conexão da identidade visual da empresa junto ao cliente. No entanto, mudanças radicais geralmente não são muito bem recebidas (principalmente quando a empresa é tradicional), e podem até levar uma empresa ao esquecimento e insucesso.
Em 2009, três empresas automotivas tradicionais deram uma “refrescada” em suas logos: Audi, Citroën e Cadillac.

Comemorando o centenário, a Audi deu uma remodelada em seus anéis, que ficaram com um aspecto mais tridimensional e um sombreamento mais vincado. Em minha opinião, destaque negativo para a mudança de fonte da palavra “Audi”. Apesar de escolher uma fonte de visual mais moderno, abandou o original “d” que era um número 6 ao contrário.

Também comemorando aniversário, mas de 90 anos, a Citroën renovou consideravelmente o seu símbolo-maior: o “double-chevron”. De acordo com a marca, apresenta linhas mais fluídas, modernas e atuais. Concordo 100%. Ponto positivo também para a fonte, muito bem escolhida.

Em pleno processo de reestruturação, a Cadillac renovou o seu escudo/brasão, deixando-o também com um aspecto mais tridimensional, além de alterar as texturas no interior do brasão. Apesar disso, foi uma mudança bem sutil e conservadora.
Olhando para o passado é que percebemos como as coisas mudam, e também como a gente esquece fácil das coisas!

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